Ata da 20ª Reunião Ordinária do dia 10-08-05

Ata da 10ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Ipuiuna, em 27 de abril de 2005.
__ Aos vinte e sete dias do mês de abril do ano de dois mil e cinco às 20:00 horas na Sala das Sessões Pedro Augusto de Carvalho Neto reuniu-se a Câmara Municipal de Ipuiuna sob a Presidência do Vereador Daniel Candido de Souza e Secretariada pelo Vereador José Donizeti Pires. A chamada registrou a presença de todos os Vereadores. Havendo número legal de Vereadores e sob a proteção de Deus o Sr. Presidente declarou aberta a presente sessão. Foi lida e aprovada a Ata da reunião anterior. Das correspondências de terceiros constou do Oficio da APAE e da Santa Casa de Misericórdia, ambos que enviam sua Prestação de Contas. No Expediente constou: 1º- Leitura do Relatório do Contador da Câmara Sr. Rildo Dória; 2º- Leitura do Requerimento N0º010/2005, do Vereador Elton Seixas Dória que requer cópia da Ata e gravação da 8ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Ipuiuna realizada no dia 25 de abril de 2001. O referido requerimento foi submetido à apreciação do Soberano Plenário, sendo aprovado por unanimidade. Em seguida nada havendo a ser tratado na Ordem do Dia o Sr. Presidente declarou franca a palavra aos Srs. Vereadores. O Vereador Elton fazendo uso da tribuna disse em resposta às declarações do Vereador Wellington feitas na reunião anterior que até poderia pedir perdão por ter afirmado que o mesmo disse que o Sr. Prefeito não estaria fazendo nada, porem consultando os colegas Vereadores dos quais alguns concordaram com ele, e outros preferiram não opinar, não o fez porque mantém o seu entendimento. Quanto à ameaça de que encará-lo custa caro, disse que não tem medo, mesmo sabendo que ele responde por alguns crimes; disse que respeita todos os Vereadores, mas medo não tem. Quanto a sua atuação na Presidência desta Casa no biênio 2001/2002, considerada incompetente pelo Vereador Wellington, disse que a melhor avaliação que temos foi a votação que teve em sua reeleição e disse ainda que pela vontade do povo ele está entre os nove mais votados, o que não ocorre com o Vereador Wellington. Quanto à futura composição da mesa diretora, disse que nesta composição ele não fazia questão de participar, mas agora faz questão de disputar a próxima eleição e desafia o mesmo a disputar com ele para ver quem teria a simpatia dos colegas. Disse que o Vereador Wellington praticou o que ele considera ser um dos piores crimes que é o peculato, por ter vendido uma aparelhagem de som adquirido pela renda de futebol realizado no Estádio Municipal e que o mesmo deveria ter a humildade de devolver este dinheiro; disse ainda saber do desaparecimento da maioria dos utensílios do patrimônio do campo de futebol que teriam sido emprestados para terceiros e que estes utensílios eram de sua responsabilidade. Finalizando disse ao mesmo que está nesta Casa a cinco anos e nunca teve nenhum atrito com nenhum Vereador e que paciência ele tem, porém tem limite. O Vereador Wellington disse não ter citado o nome do Sr. Rildo em suas declarações para que o mesmo se sinta ofendido. Se dirigindo ao Vereador Elton disse que quanto ao fato das acusações, tem gente que até hoje o chama de ladrão, pois roubou o emprego dos filhos de um senhor de Ipuiuna, e o direito de 20 anos da pessoa. Quanto às acusações de peculato disse que uma Equipe do Tamanduá pediu para utilizar o campo e que ele terminasse o campeonato para eles e em troca poderia ficar com a renda, o que comunicou o fato ao Prefeito da época Sr. João Moreira de Melo. Disse que precisava de uma prova de que esta aparelhagem fosse da Prefeitura. Quanto à irrigação do campo disse que se o Vereador Elton pudesse provar, Ele era o Presidente da Câmara na época porque não o executou? Disse que o único crime que responde é por um automóvel Parati que tinha sua documentação em duplicidade, mas nenhuma prova contra sua pessoa. Disse que o Vereador Elton tenta calar as pessoas com calúnia e induz os outros Vereadores a exemplo do Vereador José Luiz, que até parece que dormem juntos, pediu ainda que o Vereador José Luiz dissesse na sua palavra o que ele disse do Sr. Presidente quando ele formou a primeira chapa. Finalizando disse que não precisa pedir desculpa ao Vereador Elton, ele sim precisa se desculpar, porém não precisa dessas desculpas. O Vereador José Luiz disse que realmente procurou o Vereador Wellington para compor a chapa juntamente com o Vereador Daniel, por ser o Vereador Wellington um filho de Ipuiuna, porém ficou admirado com a pressão que sofreu e não imaginava que o mesmo tinha tanta rejeição junto a nossa população, por isso partiu para a decisão da coligação que formou a atual Mesa Diretora. O Vereador Jair Cleber novamente pediu que os Vereadores que contenham os ânimos, pois temos ainda quatro anos pela frente. Agradeceu o Sr. Presidente por ter oficiado o Executivo solicitando a prestação de contas da APAE e da Santa Casa. Disse que qualquer cidadão pode pedir prestação de contas em órgãos públicos. Disse ainda por motivos pessoais ser muito grato a Sra. Maria Regina de Melo, Tesoureira da APAE. O Vereador Antônio disse ter gostado da reunião com os representantes do Programa Luz para Todos, só sente que as pessoas para as quais foram devolvidos os recursos não serão prioritárias. Quanto às divergências dos Vereadores Elton e Wellington, disse que não tomará partido e que acha que devemos nos preocupar prioritariamente com as votações e demais trabalhos desta Casa e não com assuntos pessoais. O Vereador Benedito disse que concordou com o Vereador Elton porque foi o que ele realmente entendeu na referida declaração. Em seguida nada mais havendo a ser tratado na Ordem do Dia, o Sr. Presidente agradeceu a presença de todos, convocando os Srs. Vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 04 de maio, às 20:00 horas e encerrou a sessão.