Ata da 21ª Reunião Extraordinária do dia 14-10-14

Ata da 21ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Ipuiuna, em 14 de outubro de 2014.
__ Aos catorze dias do mês de outubro do ano de dois mil e catorze, às 19:00 horas na Sala das Sessões Pedro Augusto de Carvalho Neto reuniu-se a Câmara Municipal de Ipuiuna sob a Presidência do Vereador José Edivino de Oliveira e Secretariada pelo Vereador Cleber Menezes de Melo. A chamada registrou a presença de todos os Vereadores. Havendo número legal de Vereadores e sob a proteção de Deus o Senhor Presidente declarou aberta a presente sessão. Foi lida e aprovada a Ata da reunião anterior. Das correspondências de terceiros constou do Ofício do DNIT e da carta do Professor Rodrigo Franco Vilhena. No Expediente constou da Indicação Nº049/2014 da Vereadora Santa de Melo Santos; constou ainda leitura do Projeto de Lei Nº021/2014, dos Vereadores, que: “Autoriza a Câmara Municipal de Ipuiuna a devolver numerário ao Executivo Municipal”. Na Ordem do Dia o senhor Presidente colocou em Única discussão e votação o Projeto de Lei Nº021/2014, dos Vereadores, que: “Autoriza a Câmara Municipal de Ipuiuna a devolver numerário ao Executivo Municipal”, sendo aprovado por unanimidade. Na sequência o senhor Presidente declarou franca a palavra aos senhores Vereadores. O Vereador Junior cumprimentou a todos e se colocou a disposição da nobre colega Ruth. Finalizando parabenizou os festeiros da APAE e os demais organizadores. O Vereador Antonio cumprimentou a todos e se colocou a disposição da Vereadora Ruth e deixou seus sentimentos às famílias enlutadas. A Vereadora Ruth cumprimentou a todos e agradeceu o Assessor Jurídico Dr. Enéias e ao Vereador Junior e aos demais que estão lhe estendendo as mãos. Perguntou ao senhor Presidente a respeito do processo licitatório da empresa que fornece peças para prefeitura, e qual procedimento que foi tomado pela prefeitura, principalmente pelos descontos oferecidos dentro do processo licitatório. Finalizando disse que a partir do dia 21 necessita de 15 dias de licença, pois irá passar por uma cirurgia. O Vereador José Carlos cumprimentou a todos e parabenizou os deputados eleitos, principalmente o deputado Emidinho que após 3 dias da eleição já esteve em Ipuiuna para agradecer a população pela votação. O Vereador Fernando iniciou sua palavra franca cumprimentando a todos e falou sobre o objeto da indicação da nobre colega Santa, registrando que já fez indicação sobre a extensão da iluminação pública no perímetro urbano na Rodovia sentido Pouso Alegre, ocasião que salientou que os valores arrecadados com as taxas de iluminação pública já foram objeto de requerimento firmado pelo vereador, quando foi apresentado saldo no valor de oitenta/noventa mil reais, momento que falou que no município de Congonhal, embora a CEMIG a princípio fosse contra, o prefeito com força de vontade estendeu a iluminação pública pela rodovia no perímetro urbano. O vereador Fernando parabenizou a colega pela indicação.  O vereador Fernando parabenizou as lideranças da APAE, bem como os festeiros da festa e bingo, registrando que não estava presente em face compromissos em Pouso Alegre, mas que tomou conhecimento de mais um sucesso do bingo. O vereador Fernando versou sobre o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito suplementar, ocasião que falou sobre a correta decisão do Presidente da Câmara em devolver o projeto de lei em face as visíveis irregularidades no mesmo. O vereador expressou que é um absurdo o envio a Esta Egrégia Casa de projetos com evidentes violações aos preceitos legais. O vereador rechaçou o envio do referido projeto. O vereador falou sobre os boatos de que os servidores contratados não tinham sido pagos em face às denúncias da nobre colega Ruth Torres, ocasião que saiu em defesa da colega. Neste momento o vereador falou que o esclarecimento é válido, mas que a vereadora Ruth não pode perder sequer um minuto de sono em face às pessoas responsáveis pelos boatos, registrando que todos sabem muito bem que o responsável é conhecido pelo que “fala em pé não sustenta sentado”. O vereador disse que os servidores contratados não foram pagos por um fator muito simples, qual seja, “gasta mais do que arrecada”, ocasião que o vereador criticou a realidade da situação financeira do município. O nobre colega Fernando falou que jamais a vereadora Ruth prejudicaria os servidores como um todo, e que a falta de pagamento foi por absoluta falta de planejamento. Por derradeiro, o vereador Fernando falou sobre a cirurgia que a vereadora Ruth será submetida, frisando que é para ela voltar logo, pois Ipuiuna precisa de seus trabalhos exercidos na vereança, ocasião que o vereador falou que cada vereador deve ser respeitado em suas peculiaridades, até mesmo porque todos foram eleitos pelo povo, ocasião que destacou a “coragem” como a maior característica da vereadora Ruth. Assim desejou que Deus a abençoasse. Desejou boa noite a todos. O Vereador Eugenio cumprimentou a todos e se colocou a disposição da Vereadora Ruth. A Vereadora Santa cumprimentou a todos. Falou sobre sua indicação e pediu que os colegas vereadores também tomassem as providências cabíveis, devido o acostamento ser estreito. Trouxe ao conhecimento dos vereadores a reclamação da população de que não está sendo feita a limpeza do rio. O senhor Presidente cumprimentou a todos e falou sobre a dúvida da prestação de contas da Santa Casa. Falou sobre a resposta do DNIT quanto ao Bairro Zé Rosa e a Avenida JK de Oliveira, dizendo que os documentos foram enviados a Belo Horizonte e estamos aguardando a resposta. Desejou boa sorte a nobre colega Ruth que vai passar por uma cirurgia e se colocou a disposição da nobre colega. Em seguida nada mais havendo a ser tratado o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, e convocou os senhores vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 21 de outubro de 2014 às 19:00 horas, e encerrou a sessão.