Ata da 7ª Reunião Ordinária do dia 01-04-14

Ata da 7ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Ipuiuna, em 01 de abril de 2014.
__ Ao primeiro dia do mês de abril do ano de dois mil e catorze, às 19:00 horas na Sala das Sessões Pedro Augusto de Carvalho Neto reuniu-se a Câmara Municipal de Ipuiuna sob a Presidência do Vereador José Edivino de Oliveira e Secretariada pelo Vereador Cleber Menezes de Melo. A chamada registrou a presença de todos os Vereadores. Havendo número legal de Vereadores e sob a proteção de Deus o Senhor Presidente declarou aberta a presente sessão. No Expediente constou da leitura da Indicação Nº019/2014 da Vereadora Santa de Melo Santos. Constou ainda da Resolução Nº221/2014, que: “Autoriza ajuizar Ação Civil Pública e dá outras providências”. A referida resolução será estudada e votada na próxima sessão. Nada havendo a ser tratado na Ordem do Dia o senhor Presidente declarou franca a palavra aos senhores vereadores. O Vereador Fernando cumprimentou a todos e rebateu as palavras do Senhor Prefeito transcritas no Jornal das Gerais, ocasião que disse que exagerado é a cegueira de quem não enxerga os inúmeros projetos de destaque na gestão passada, dentre eles casas populares, posto de saúde, revitalizações de praças, calçamentos, aquisições de veículos, etc., o vereador disse que o de maior destaque foi a entrega da máquina administrativa com dinheiro em caixa e com as contas em dia, um verdadeiro mamãozinho com açúcar, momento que falou que duvida muito que a mesma será entregue nas mesmas condições. O Vereador continuou dizendo que mais exagerado é o fato do Senhor Prefeito não esquecer o passado, contudo, disse o vereador que entende, pois há um ditado que diz: “que quem apanha não esquece” e, portanto, deve ser o verdadeiro couro que ele levou no passado com mais de 1600 votos de diferença que faz com que ele a toda hora retorne ao passado. Assim, o vereador Fernando pediu para constar em ata que entende o Senhor Prefeito com tantas idas ao passado. O vereador Fernando disse que para ele não importa quem ajudou nas liberações dos veículos para o município, bem como na liberação da creche, pois o importante é Ipuiuna ter ganhando, contudo, disse que quanto maior for à faixa escrita de agradecimento maior é a mentira, já que tem conhecimento de todos os tramites na liberação de tais bens, haja vista que conversou com o assessor do deputado Odair Cunha. O vereador Fernando frisou sobre o projeto de resolução apresentado por ele que autoriza a mesa diretora o ajuizamento de ação civil pública em face a Copasa, momento que frisou que a população está cobrando nas ruas e com razão, pois evidentemente a Copasa não cumpriu com o cronograma de obras para o tratamento do esgoto, sendo que está longe de efetivar as obras necessárias, já que ninguém tem conhecimento de licenciamento ambiental, decreto de desapropriações, onde as obras serão construídas. Deste modo, registrou que cabe aos vereadores tomar as providências cabíveis. Por fim, desejou boa noite a todos.   A Vereadora Ruth cumprimentou a todos e perguntou ao senhor Presidente se o projeto apresentado por ela e o colega Vereador Fernando já foi estudado e sugeriu que o mesmo seja muito bem estudado para que depois se for votado por unanimidade, e caso seja vetado pelo Executivo os vereadores da base acatem o veto do projeto que antes votaram a favor, porque desta forma o senhor Prefeito está humilhando os próprios companheiros e a assessoria jurídica desta Casa que quando dá o parecer favorável, que por intermédio do parecer votam a favor e depois por pressão são obrigados a acolher o veto. O Vereador Eugenio cumprimentou a todos e desejou boa noite. A Vereadora Santa cumprimentou a todos e comentou sobre sua indicação dizendo que a ambulância seria para uso exclusivo das pessoas da zona rural que não podem se locomover em carros comuns. O Vereador Junior cumprimentou a todos e comentou sobre a Copasa, elogiou a Polícia Militar. Falou sobre as monitoras de creche e complementou dizendo que o que poderia ser feito por essa Egrégia Casa foi feito. O senhor Presidente cumprimentou a todos e disse que as máquinas estão para chegar e que esteve em Brasília no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) onde foi informado da entrega das máquinas. Sobre a denúncia da irregularidade na licitação Nº51, disse que a justiça saberá tomar sua decisão. Agradeceu o trabalho que a Polícia Militar fez, por não desistir da perseguição dos envolvidos nos roubos de Poços de Caldas e Ipuiuna. Em seguida nada mais havendo a ser tratado o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, convocou os senhores vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 08 de abril de 2014 e encerrou a sessão.