Ata da 17ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Ipuiuna, em 13 de junho de 2017.

Às dezenove horas do dia treze do mês de junho de 2017, na sala de Sessões Pedro Augusto de Carvalho Neto, reuniu-se a Câmara Municipal de Ipuiuna sobre a Presidência da Vereadora Ruth Torres. A chamada registrou a presença de todos os Vereadores. A Senhora Presidente cumprimentou a todos, inclusive os Internautas, pedindo ao Senhor Secretário que procedesse a chamada dos senhores vereadores, que havendo o número legal e sobre a proteção de Deus declarou aberta a sessão e convidou a todos para ficarem de pé para execução do Hino Nacional. O Senhor Secretário procedeu a leitura da ata anterior, que colocada em discussão e votação foi aprovada por todos os vereadores. Expediente: 1º- Leitura do ofício do Executivo nº. 58/2017, Que encaminha Leis para o arquivo: Lei nº. 1.545/2017, “Que autoriza o Legislativo a devolver numerários ao Executivo”, Lei nº. 1.546/2017, “Que dispõe sobre a utilização de máquinas e caminhões do município de Ipuiuna e dá outras providências” e Lei nº. 1.547/2017, “Que autoriza a concessão de subvenções sociais”.2º- Leitura das indicações: indicação nº. 122, 123, 124, 125, 126 e 127/2017 do Vereador José Reinaldo Franco. Indicação nº. 128 e 129/2017 da Vereadora Ruth Torres. 3º- Leitura dos Requerimentos: Requerimento nº. 016/2017, que solicita cópia dos espelhos da folha de pagamento do mês de maio. O requerimento foi colocado em discussão, o Vereador José Reinaldo, explicou que o requerimento é para dar sequência na fiscalização. Posto em votação o requerimento foi aprovado por unanimidade. Requerimento nº. 017/2017, do Vereador José Reinaldo, para que seja oficiado o Senhor Prefeito Municipal, a fim de interceder junto a Cemig para fazer uma vistoria nos transformadores do Bairro do Barreiro. O Requerimento foi colocado em discussão e o Vereador José Reinaldo disse que foi um pedido dos moradores do Bairro. Após foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade. Requerimento nº. 018/2017, do Vereador José Reinaldo, que solicita cópia do contrato ou aditivo do contrato dos veículos terceirizados. O requerimento foi posto em discussão e o Vereador José Reinaldo, disse não estar entendendo, pois existem ônibus parados podendo ser consertados, pois já faz cinco meses e já foram pagos R$75.000,00 e que ele está indo com um Veículo Kombi levar alunos no Bairro Tamanduá, com superlotação. A Vereadora Ruth e o Vereador Fernando explicaram que os veículos estão parados desde a gestão passada e que houve suplementação no orçamento para anular fichas que deveriam ser usadas para manutenção dos veículos e que foram suplementadas em outras fichas, consequentemente retirando as previsões orçamentarias para a manutenção dos veículos, com o aval da maioria dos vereadores na época, registrando que nós fomos contra tal procedimento que anulava qualquer possibilidade de que as manutenções dos veículos fossem feitas. E por isso, não por outro motivo, os veículos se encontram em situações precárias. Sendo colocado em votação o requerimento foi aprovado por unanimidade. Requerimento nº. 019/2017, do Vereador José Reinaldo, que pede para ser oficiada a sede dos Correios em Belo Horizonte, para aumento de mais funcionários, a fim de dar eficiência na entrega de todas as correspondências, pois a nossa agência está funcionando como instituição financeira e não prestadora de serviços. O requerimento foi posto em discussão, sendo explicado pelo Vereador José Reinaldo sobre o atraso na entrega de correspondências. Posto em votação o requerimento foi aprovado por unanimidade. Requerimento nº. 020/2017, que colocado em discussão o vereador Fernando acrescentou na justificativa do Projeto que requer a criação do cargo de Analista de Esporte, como a necessidade do cargo para a organização e gestão de eventos esportivos, como forma de promoção do bem estar, saúde e qualidade de vida. O vereador Fernando destacou que a criação do cargo possibilitará a captação de recursos através da lei do ICMS Solidário – Critério Esportes, que certamente irá trazer mais recursos para serem aplicados no desenvolvimento do esporte em nossa cidade. Assim, o vereador Fernando disse que a criação deste cargo pelo executivo é investimento para o Município, uma vez que se preenchido por profissional capacitado, os recursos com os projetos serão bem maior do que as despesas com gasto com pessoal. Por derradeiro, o Vereador Fernando encerrou sua argumentação que não esconde de ninguém que a melhor pessoa a ocupar tal cargo é o professor de Educação Física Gabriel. Assim, o vereador Fernando registrou que em caso de envio de Projeto de Lei para esta Casa criando o referido cargo, ele fará indicação para que o mesmo seja ocupado pelo profissional Gabriel. A Vereadora Wania falou que os cargos comissionados devem representar só dez por cento do quadro de pessoal. Colocado em votação o requerimento foi aprovado por unanimidade. 4º- Leitura do parecer das comissões: parecer da Comissão de Administração Financeira e Orçamentária nº. 11/2017 sobre o Projeto de Lei nº. 09/2017, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária do exercício de 2018 e dá outras providências. O parecer foi colocado em discussão e votação sendo aprovado por unanimidade. 5º- Leitura do parecer da Comissão de Justiça e Redação e Administração Financeira e Orçamentária nº. 13/2017, sobre o Projeto de Lei nº. 09/2017, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração de Lei Orçamentária do exercício de 2018 e dá outras providências. O parecer Jurídico nº. 13/2017 foi colocado em discussão e votação sendo aprovado por unanimidade. Após, a Senhora Presidente colocou em primeira discussão o Projeto de Lei nº. 09/2017, referente à LDO. O Vereador Fernando falou que está de acordo com a aprovação da LDO, já que a mesma está em plena harmonia com o Plano Plurianual. Registrou que é a LOA que orientará toda a atuação do Executivo para o ano seguinte. O Vereador Flávio, disse que o Projeto de Lei está embasado na Constituição da República e na Lei 101/2000. A Vereadora Wania tirou algumas dúvidas com o Assessor Jurídico. Na Ordem do dia foi colocado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº. 09/2017, que: “Dispõe sobe as diretrizes para elaboração de Lei Orçamentária do exercício de 2018 e dá outras providências”, sendo aprovado por unanimidade. Foi informado que a segunda votação será no dia 27/06/2017, obedecendo ao interstício legal. Na sequência a senhora Presidente declarou palavra franca aos senhores vereadores. O Vereador José Luiz, disse para deixar registrado em ata a emenda parlamentar do Deputado Bilac Pinto, para atender as necessidades da saúde. O Vereador Fernando, agradeceu o Deputado Bilac Pinto pela emenda, ocasião que registrou que independente da bandeira qualquer verba sempre será bem vinda para Ipuiuna. Quanto aos requerimentos do Vereador José Reinaldo para que o Executivo oficie a Cemig e os Correios, o Vereador Fernando sugeriu que também fossem encaminhados ofícios no nome da Câmara de Vereadores. Por derradeiro parabenizou a nobre Vereadora Ruth pelas instalações das torres no bairro Tamanduá. O Vereador Joaquim Donizete, agradeceu o Deputado Bilac Pinto pela emenda Parlamentar e a Vereadora Ruth pela instalação das torres de celular no Bairro Tamanduá, e relatou sobre a necessidade de instalação de quebra molas na saída dos campos e na Rua José Inácio Bento, como proteção aos alunos. Relatou que as estradas rurais estão em boas condições. O Vereador Eugenio, falou que o Sr. Prefeito já está providenciando o material para a construção dos quebra molas, que viu também a CEMIG trocando lâmpadas, agradeceu o Deputado Bilac Pinto pela emenda colocada para o município de Ipuiuna. O Vereador José Reinaldo, deu parabéns para a Presidente pela colocação das torres no Bairro Tamanduá e também pela coleta de lixo que é o anseio de todos no bairro. Agradeceu o Deputado Bilac Pinto e que surpreendeu com o trabalho do Relator Ministro Herman Benjamin, pela condução dos trabalhos no Supremo Tribunal Eleitoral, do julgamento da Chapa Dilma Temer. O Vereador Antônio Moreira, relatou que não é à toa que em todas as eleições o Deputado Bilac Pinto é majoritário, que a emenda para a saúde é necessária. Agradeceu a plateia e os internautas que estão assistindo a sessão. O Vereador Flávio Matos, parabenizou a realização da Festa de São Benedito, nas pessoas dos festeiros: Zezinho Nica e Luciete, Vladimir Amaral e Keli, Cristiano e Jaqueline, também Padre Júlio Cesar Bernardes, relatando o Balanço num total de Receitas R$ 430.649,24 e Despesas R$ 95.793,52 e um saldo Líquido de R$ 334.855,72. Sobre a questão da construção do Pronto Atendimento de Ipuiuna, ficou parcialmente decidido com a Regência Regional de Saúde, que a Prefeitura irá confeccionar a planta para a construção no terreno existente da saúde, com posterior edificação do Pronto Atendimento, em consequência a liberação do Alvará da Santa Casa Misericórdia, agradeceu aos internautas e todos os presentes. A Vereadora Wania, relatou sobre o requerimento para oficiar os Correios, que é de suma importância pela não entrega ou entrega atrasada de correspondência, parabenizou a Vereadora Ruth pelas torres do Bairro Tamanduá, e agradeceu o Deputado Bilac pela emenda da saúde, cumprimentou os internautas e a plateia presente. A Vereadora Ruth Torres, agradeceu ao Padre Júlio pela disposição em mandar a prestação de contas da Festa de São Benedito, mesmo não sendo obrigatório, disse que é uma atitude de pessoas dignas, pois dessa forma demonstrou transparência. A respeito da emenda que o Senhor Deputado Bilac Pinto destinou ao Município, disse que é uma demonstração apartidária, e que será muito bem vinda, que o Senhor Prefeito aceitará de bom grado, não sendo como na gestão passada que o Ex-Prefeito não aceitava emenda de nossos deputados, portanto agradeceu ao Deputado Bilac Pinto e ao Prefeito, por aceitar a emenda. Agradeceu o Senhor Prefeito e o Senhor Vice-Prefeito, pelo empenho na possibilidade de construção do Pronto Atendimento ou a nova Santa Casa de Ipuiuna. Informando em relação às torres repetidoras, disse que ainda é uma solução momentânea e paliativa, e que as nossas pretensões é uma ERB – Estação Rádio Base, que é aquela que transmite em 360°, mas que a repetidora tem uma abrangência de 110° e um alcance de 2 km, alcançando 220° e 1600 metros às duas torres, relatou da dificuldade da instalação da ERB por ser somente da alçada da operadora de telefonia. Agradeceu a presença de todos e convocou os Senhores Vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 20 de junho de 2017, às dezenove horas e declarou encerrada a presente sessão.

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