PROJETO DE LEI Nº 02/2022 – DE 18 DE FEVEREIRO DE 2022.

“DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO, QUE ESPECIFICA.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE IPUIUNA, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais apresenta ao Egrégio Plenário, o presente Projeto de Lei, de autoria da Vereadora Jequiléia Morais de Castro Ferreira, que aprovado será sancionado pelo Prefeito Municipal:

Art. 1º- Fica denominado de Rua “JOSÉ OLÍMPIO DOS REIS”, o logradouro localizado no Bairro Bela Vista, com início na Rua José Benedito Faustino e término na Rua Maria José Faustino.

Parágrafo Único – As descrições técnicas da rua denominada no caput são as constantes do Croqui que integra esta Lei.

Art. 2º- As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão a conta de classificações orçamentárias próprias do orçamento vigente, e nos subsequentes, as correspondentes.

Art. 3º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, 18 de fevereiro de 2022.

JEQUILÉIA MORAIS DE CASTRO FERREIRA
Vereadora

MENSAGEM

Excelentíssimo Senhor Presidente;
Ilustres Vereadores e Vereadoras;

José Olímpio dos Reis nasceu no Bairro Casinhas, Município de Santa Rita de Caldas, em 12 de julho de 1941.
Sua paixão era o carro de boi. Contava que, quando menino, num tempo em que o carro de boi era o meio de transporte mais utilizado pelo homem, aprendera com o avô a arte de carrear. Era seu companheiro nas idas e vindas, no transporte de cargas como milho e lenha.
Crescera e se tornara homem, sempre na esperança de conquistar um pedaço de chão e uma boiada carreira, dando continuidade ao ofício herdado do avô.
Casara, tivera filhos. O sonho não demorou a acontecer. Não só utilizava o carro de boi no dia a dia, como também usufruía dele como meio de diversão e caridade, participando das “romarias de carro de boi” de Santa Rita de Caldas, levando lenha em benefício da população carente da cidade.
Em finais dos anos 70, deixou a zona rural, emigrou-se para Ipuiuna. Aqui foi pedreiro, carpinteiro e caminhoneiro. Contudo, em meio a diferentes atividades, manteve-se fiel ao exercício de sua paixão.
Por volta de 1988, em conversa com alguns amigos também carreiros, tivera o desejo de dar prosseguimento às romarias de Santa Rita. Desta vez, em Ipuiuna. Foi assim que, num sábado de abril, alguns carreiros, dentre eles, José Olímpio, entraram em Ipuiuna, transportando lenha e exibindo seus animais e a cantiga de seus carros, dando início ao que se tornaria um dos maiores e mais belos desfiles de carros de boi do Brasil, hoje um patrimônio do município.
O que no início fora apenas uma carreata curta, um encontro de amigos, encerrado ao lado da igreja de São Benedito, foi ganhando forças, sempre com o apoio, a participação e a liderança de José Olímpio. Em vésperas de tal festa, com o apoio da Prefeitura Municipal, era ele quem se deslocava em visita e convite a amigos carreiros, de perto e distantes, desejoso de manter viva a tradição do carro de boi.
Tal paixão rendera-lhe muitas conquistas, dentre elas, novos amigos, participação em desfiles de diferentes cidades paulistas e, até mesmo, as telas da Globo e TV do Japão.
José Olímpio faleceu em 08 de novembro de 2017. Em vida fizera o que mais gostava. Deixou registrado: “O carro de boi pra mim representa uma coisa muito importante, que me dá muita alegria, prazer… É um mistério de Deus”.
Por estas razões singulares, apelo aos ilustres pares, seus votos para a aprovação desta justa homenagem.

Atenciosamente;

_______________________________________________
JEQUILÉIA MORAIS DE CASTRO FERREIRA
Vereadora

Pular para o conteúdo