PROJETO DE LEI Nº 10/2023 – DE 04 DE AGOSTO DE 2023

“DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO, QUE ESPECIFICA.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE IPUIUNA, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais apresenta ao Egrégio Plenário, o presente Projeto de Lei, de autoria do Vereador Rodrigo Moreira Tavares, que aprovado será sancionado pelo Prefeito Municipal:

Art. 1º- Fica denominado de Rua “BENEDITO PROCÓPIO DA SILVA”, o logradouro que tem início na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira com extensão de 83 (oitenta e três) metros.

Parágrafo Único – As descrições técnicas da rua denominada no caput são as constantes do Croqui que integra esta Lei.

Art. 2º- As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão a conta de classificações orçamentárias próprias do orçamento vigente, e nos subsequentes, as correspondentes.

Art. 3º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, 04 de agosto de 2023.

RODRIGO MOREIRA TAVARES
Vereador

JUSTIFICATIVA
Excelentíssima Senhora Presidente;
Ilustres Vereadores.

Benedito Procópio da Silva foi casado com Maria Marcoto Pitarelo da Silva e tiveram 05 (cinco) filhos: Sebastião Pitarelo Procópio, popularmente conhecido como Tião Paca, Aparecido Expedito Procópio, que foi prefeito de Ipuiuna com passagem muito relevante na Prefeitura, José Roberto Procópio, popularmente conhecido como Branco Procópio, um dos criadores da TV Ipuiuna, canal do Youtube que possui mais de 85.000 inscritos, José Carlos Procópio, o Cabeca e Benedita Pitarelo Procópio.
O Casal veio para Ipuiuna por volta da década de 1950 e se estabeleceu no Bairro Areias, onde o senhor Benedito iniciou o trabalho com o plantio de batata, sendo um dos pioneiros na cidade, dessa cultura que viria a ser a principal fonte de renda do município até os dias de hoje.
Gerou muitos empregos e muitas famílias tiravam o sustento de suas lavouras. A cidade que antes passava por fortes dificuldades financeiras, passou a ter mais farturas com a chegada da bataticultura, onde o senhor Benedito e família tiveram papel fundamental.
Foi proprietário por muito tempo de um bar na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, esquina com a Rua São Benedito, e posteriormente, proprietário da primeira pensão da cidade, denominada Pensão São Benedito.
Apesar dos trabalhos com bar e pensão, ainda se dedicava ao plantio de batata com a ajuda de seus quatros filhos homens, e a filha mulher ajudava a mãe na pensão que era muito conhecida na região.
Faleceu em 1º de maio de 1995 deixando uma vasta descendência e muitas lembranças boas para todos aqueles com quem conviveu.
Assim peço aos ilustres pares, seus votos para a aprovação dessa justa homenagem.

Atenciosamente;

_______________________________________________
RODRIGO MOREIRA TAVARES
Vereador

Pular para o conteúdo